domingo, 17 de outubro de 2010

Disse que me disse: Equilíbrio arquitetônico _ Louis Kahn

Por trás do prazer gerado pela justaposição de ordem e complexidade, esconde-se uma virtude arquitetônica complementar chamada equilíbrio. Quando os arquitetos sabiamente encontram um ponto médio entre qualquer oposição - o velho e o novo, o natural e o artificial, o luxuoso e o modesto - geralmente se produz belos resultados. E Louis Kahn foi mestre nessa arte de conciliação. No Yale Center for British Art (Connecticut, New Haven, 1977), sua última obra, só concluída postumamente, Kahn interagiu com paredes de concreto e painéis de carvalho inglês, um par com enormes diferenças materiais entre si.

Yale Center for British Art
Na construção, Kahn demonstrou que cada material devia mostrar a sua essência e vontade de ser. A força, a longevidade, e a nobreza do carvalho há muito proporcionam aos ingleses uma imagem idealizada da cultura local. Em torno de painéis de madeira pairam, portanto, associações com a vida rural, a aristocracia e a história, além dos cheiros de couro e uísque. Já o concreto é o material que personifica velocidade, economia, força bruta. Como um anfitrião inteligente diante de um par de convidados para jantar de mundos nitidamente opostos, Kahn ajuda estes dois elementos distintos a reconhecer as virtudes um do outro. Ele consegue reconciliá-los, mas não tenta disfarçar ou diminuir suas diferenças.

O par inusitado

Simetria e repetição, dois recursos de Kahn
Volumes...
A conjugação desses materias não é novidade nas obras de Kahn, que também os usa na Exeter Library (New Hampshire).
Exeter Library
O Yale Center for British Art é um elegante ensaio sobre como passado e presente podem aprender a coexistir e se completar mutuamente.

Referências: Alain de Botton - A arquitetura da felicidade
Yale Center for British Art - http://ycba.yale.edu/information/info_architecture.html
Josep Maria Montaner - As formas do século XX
Documentário "My architect", de Nathaniel Kahn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário